quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

De Mudança...


Como quem acompanha este blog já sabe, lancei há cerca de 15 dias meu novo projeto, o Modalogia (http://www.modalogia.com.br/).


Estava pronta para desativar este blog, que fazia parte do Meninas da Moda, quando tive o convite para a cobertura do Fashion Rio pela C&A, o que foi ótimo e aumentou bastante a audiência aqui, vide os comentários e número crescente de seguidores.

Porém, o Modalogia é um grande projeto (o site ainda não mostrou a que veio, por enquanto estamos testando alguns formatos...) e já me consome integralmente.

Apesar de eu amar este blog não vejo mais muito sentido em atuáliza-lo, já que no Modalogia tenho a seção Registros e o próprio blog para escrever.

Então, a partir de agora, convido quem entrar no Blog Meninas da Moda a se tornar leitor do Modalogia! Espero você lá!

Bookmark and Share

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Modalogia e C&A no SPFW


Depois de participar da cobertura do SPFW com este blog, nesta semana é o meu novo portal, o Modalogia que está com seu blog linkado ao site da C&A. Vai lá ler nossa cobertura e corra para participar da promoção que vai dar 5 camisetas para os autores da melhor resposta sobre a seguinte pergunta: Qual é o look que vai definir esta edição do SPFW? Corre porque a promoção termina hoje à noite!
Bookmark and Share

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Vogue Documentada


Anna Wintour está em Sundance para promover o documentário de R.J Cutler sobre a criação da Vogue de setembro. Já é o film must see do ano!

Bookmark and Share

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Fashion Rio – Kylza Ribas

Inspirada na arte e em nomes como Klimt, Frida Kahlo, Da Vinci, Portinari, Dali e Van Gogh, entre outros, o inverno de Kylza Ribas pode ser definido, reafirmando o release, como experimental. A estilista investiu principalmente nas estampas, brincando com texturas e materiais. As formas eram amplas - a tendência da estação -, misturando tecidos levíssimos com pesados tricôs de lã. O destaque fica mesmo por conta da experimentação das estampas, digitalmente produzidas a partir da mistura de fios e tecidos queimados. Muito boa também a estampa de caveirinha, ótima no trench coat plastificado e a estampa final, com rostos e desenhos remetendo aos artistas que inspiraram a coleção.

Bookmark and Share



Fashion Rio - Ausländer


A marca estreou no evento prometendo um desfile despretensioso mas com conceito. E conseguiu! O tema veio a partir de fotos de blogs de street style, com os modelos desfilando segurando cafés com canudinhos (uma alusão ao Starbucks?) e fazendo cara de "to nem aí".

Sem apelar para grandes produções, a coleção brincou com desenhos geométricos nos primeiros looks em preto e branco, mostrou produções pra lá de casuais com blazers e tecidos de padronagens clássicas, como o tweed e o pied-de-poule, além do xadrez que marcou grande presença e deu o tom preppy/Ivy League que a Ausländer tanto gosta.

As camisetas bem-humoradas que fizeram o sucesso da grife, propositalmente apareceram em pouquissimas produções, mas a melhor de todas foi a usada pelo estilista Ricardo Bräutigam, ao receber os aplausos: Life Begins at Thirty. Bem, como ontem faltava exatamente um mês para eu entrar na minha 3a década de vida, a t-shirt já é bem objeto de desejo número 1!!!!

Para ver uma entrevista exclusiva com o Ricardo, acesse o Modalogia
Bookmark and Share

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Fashion Rio - Espaço Fashion


Em sua segunda vez na passarela do Fashion Rio, a marca carioca mostra sinais de evolução. O tema falava dos fenômenos da natureza, do amanhecer ao anoitecer, o quente e o frio etc. O desfile começou com preto e cinza, numa alusão à noite. Bonitos os detalhes em cristais, como pingos de chuvas. Aos poucos, o dia foi clareando, entrando em cena os azuis e a bela estampa da aurora boreal. Outro bom momento ficou por conta dos tricôs, em uma trama misturando off-white e verde, formando desenhos como o vento faz na areia.

No final, mais tons do creme ao marfim e uma profusão de looks mega volumosos, em tricôs e tecidos texturizados, alguns formados por camadas e camadas de retalhos. Volumosas também foram as calças sarouel afuniladas nos tornozelos com enormes bolsos na região dos quadris – o que gera a famosa pergunta: funciona na vida real? Vamos esperar a coleção chegar nas lojas.

Foto: Lidia De Giuseppe
Bookmark and Share

Rio Moda Hype - dia 1

Martins Paulo


Primeiro dia do Rio Moda Hype, evento de novos talentos paralelo ao Fashion Rio e que está comemorando 5 anos nessa edição. Hoje desfilaram 6 marcas:

- Fernanda Yamamoto: veterana do RMH, desta vez se inspirou nos esportes e apresentou calças afuniladas, coletinhos e peças com detalhes nas costas. Tudo em tons de cinza, azul e roxo. Destaque para a calça azul com um tecido que parecia saco de lixo.

- Martins Paulo: estreou no evento com uma coleção que poderia ser chamada de “happy grunge”, pois a trilha era Nirvana, os modelos usavam coturnos, porém as roupas, de modelagem ampla, eram em tons vibrantes de azul, verde, roxo, amarelo. Muito bons os maxi coletes.

- Alisson Rodrigues: o único desfile 100% masculino desconstruiu jaquetas e blazers em uma reflexão sobre a selva urbana. Havia também um toque sadomasô nas peças em couro. O resultado final foram looks utilitários e boas alternativas para os meninos.

- Julia Valle: ela trabalhou com assimetrias e modelagens deslocadas em looks que lembravam os japoneses Comme des Garçons e Yohji Yamamoto no inicio dos anos 80. Porém, no lugar de tons sóbrios, cores claras como verde menta e bege, além de estampas rabiscadas.

- Renata Veras: outra veterana do evento, que trabalha sempre o couro, trouxe looks bondage e tons fortes como pink, amarelo e laranja misturados ao marrom e ao verde musgo.

- Frame: a dupla Patrícia Brito e Lívia de Paula trabalhou transparências e volumes em tons neutros. O grande destaque foram os blocos de madeira usados como penduricalhos nos ombros e quadris.
Bookmark and Share

Fashion Rio - Graça Ottoni





O cenário era uma biblioteca, um sinal que Graça Ottoni resolveu mergulhar em seus acervos para construir o inverno da marca. O ponto de partida foi uma camisola dos anos 30 de sua mãe e a partir daí vieram alguns looks com cara vintage, em tecidos translúcidos e usados com casacos tipo trench-coats beges. As estampas eram de pele de cobra e florais sobre fundo cinza, cor aliás que juntamente com o preto dominou a coleção.
Apesar da leveza de boa parte da peças – vestidos mini e longos de cintura marcada, calças Aladim mais curtas e saias, o desfile teve também alguns tricôs artesanais, confeccionados em fios de lã e seda. Para fechar, longos pretos feitos a partir de retalhos colecionados ao longo da carreira da estilista. Acima de tudo, Graça sabe colocar na passarela looks comerciais sem perder o conceito.
Fotos: Melissa Andrade
Bookmark and Share

Fashion Rio - Cantão


Tecnicamente o desfile da Cantão foi muito bom. O tema, “Tão Perto, tão Longe”, não podia ser mais contemporâneo e falava de globalização de sentimentos, lugares e, claro, roupas. Some-se a isso a identidade da marca carioca, construída em cima do estilo étnico, hippie… boho, enfim. Estavam lá referências ao Leste Europeu, ao México, aos índios americanos, ao velho oeste, ao Nordeste etc, em franjas, rendas renascença, jeans desgastados, botas cowboys e mini vestidos com estampas digitais e de mangas fofas a partir dos cotovelos, além de vários acessórios tipo penduricalhos.

Só que a pergunta que fica é: será que não está na hora de seguir em frente e mudar um tema pra lá de batido. O mundo e a moda já deram sinais que novos tempos vêm aí e o momento é mais do que apropriado para explorar novos territórios (não físicos, por favor). Outro questionamento fica por conta do jeans numa exaustiva modelagem sarouel e ainda afunilado no tornozelo. Em quem, além das modelos magras e altas, ele cai bem???
Foto: Melissa Andrade
Bookmark and Share

Fashion Rio - tendencinhas: a volta das saias

Mara Mac
Virzi
Graça Ottoni

Nas últimas temporadas as saias quase sumiram das passarelas para dar espaço aos vestidos, os reis absolutos atualmente. Mas essa nova mulher elegante que se delineia nas passarelas sabe o poder de sedução de uma saia, principalmente o modelo lápis e eis que ela surge novamente, cheia de glamour!
Bookmark and Share

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Fashion Rio - Maria Bonita Extra




Um inverno de contrastes, para uma menina pertencente ao rock royalty. Esse foi o tema que Ana Magalhães traçou para a coleção da Maria Bonita Extra. Os opostos ficaram por conta da androginia dos Oxfords shoes, dos coletes, do macacão sarouel versus as estampas de corações estilizados, os vestidos com decotes nas costas terminando em laços e as segundas peles. A mistura de cinza, azul e vermelho funcionou bem na cartela de cores. O desfile foi correto, porém deixou aquela sensação incômoda de dèja vu, em um momento de forte transição na moda. Uma pena.
Fotos: Melissa Andrade
Bookmark and Share

Fashion Rio - a nova elegância

Tessuti
Filhas de Gaia
Koolture

O dia começou com os desfiles dos Novos Estilistas - Koolture e Filhas de Gaia. Na primeira, rock 'n roll com alguns brilhos, mas o desfile estava mal editado e confuso. Já nas Filhas de Gaia, o excesso de babados e volumes atrapalhou um pouco. Destaco as estampas digitais de mosaicos e igrejas góticas, a inspiração das estilistas.

A Tessuti arrasou com uma homenagem a Valentino e aos Balés Russos. Looks pretos, ajustados ao corpo, belas saias lápis (nota: as saias estão de volta) e, no final, a cor preferida de Val, o vermelho, foi misturado ao preto, nos lindos longos. Um luxo.
Fotos: Melissa Andrade
Bookmark and Share

Fashion Rio - tendencinhas: chapéus etc

Walter Rodrigues
Sta Ephigenia
MelkZda


Fotos: Melissa Andrade (MelkZda) e Lidia De Giuseppe
Bookmark and Share

Fashion Rio - tendencinhas: geometrias e grafismos

Coven
TNG
Redley

Fotos: Melissa Andrade (Coven) e Lidia De Giuseppe

Bookmark and Share


Fashion Rio - nos pés

Ankle tipo Peter Pan na TNG
Inspirada nos índios americanos na Giulia Borges
Oxford de salto na Coven...
e de renda na Alessa

Me chamou bastante atenção ontem, no 2o dia do Fashion Rio, os sapatos dos desfiles. Quem não é fã de modelos masculinos para mulheres, pode se preparar pois eles devem invadir as ruas. Os oxfords, com ou sem salto, que no inverno passao ameaçaram o reinado das botas, devem emplacar dessa vez. Mas as botas não foram abandonadas de vez e o modelo Peter Pan da TNG deve conquistar adeptas.

Meu preferido disparado foi o da Alessa, um oxford de renda usado com meia-calça de estampa floral. Perfeito!!!
Fotos: Melissa Andrade
Bookmark and Share

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009


A Redley aproveitou o cenário natural – a Floresta da Tijuca – para refletir sobre natureza e a exploração de seus recursos, ou seja, sobre o consumismo desenfreado, tema tão presente nas discussões atuais. O que mais me chamou atenção foi como a cartela de cores se mesclou à paisagem, coisa que nem o mais tecnológico dos cenários conseguiria projetar. Tons terrosos, verdes musgo, azuis, cinzas e as estampas gráficas funcionaram quase como uma camuflagem.
Boas também as mega golas de lã coloridas, uma ótima alternativa para proteger do frio (algo impensável neste momento de sol a pino).
Bookmark and Share

Blade Runner, ficção científica, anos 40 via 80…hum, ao assistir ao desfile de Walter Rodrigues, constatei feliz os novos caminhos que a moda vai seguir. Ícones dos anos 80 como Thierry Mugler e Claude Montana já tem tido releituras nos desfiles internacionais, o que significa looks sensuais, porém elegantes, em peças que valorizam o corpo da mulher. O sucesso desta nova sobriedade pode ser atestado por Roland Mouret e pelas vendas absurdas da nova grife de Victoria Beckham cujos vestidos esgotaram-se na Bergdorf Goodman – e não estavam em liquidação!
Voltando ao Fashion Rio, o inverno de Walter, que teve Grazi Massafera como estrela, foi primoroso na modelagem e traduziu muito bem os novos tempos que se anunciam. Pelo amor de Deus, chega de moda boho e anos 70… o sonho acabou e está na hora de enfrentar o mundo!
Bookmark and Share

Fashion Rio - Santa Ephigenia


A Sta Ephigenia fez um belo trabalho e conseguiu fugir completamente de um tema previsível, a África. A coleção misturou estampas com modelagens à la japoneses dos anos 80, como Yohji Yamamoto. Porém, o que mais gostei foram os maxi colares coloridos e as pulseiras de acrílico, acessórios que vão fazer toda a diferença no look de inverno.
Bookmark and Share