sábado, 30 de agosto de 2008

Caiu um Lenço....




Por Mirela Lacerda

Quando Nicolas Ghesquière, da Balenciaga, desfilou o seu outono/inverno 2007, em fevereiro do ano passado, os comentários sobre como ele conseguiu traduzir toda a multiplicidade étnica do mundo contemporâneio foram unânimes. Sem dúvida, foi uma das coleções mais influentes dos últimos anos: uniu prêt-a-porter de luxo e streetwear maravilhosamente bem e trouxe uma série de peças largamente copiadas.

Por que estou falando disso? Simples. É só olhar para um lenço "palestino" que imediatamente lembro do desfile e fico analisando os efeitos devastadores de uma tendência. Acho que nenhum lugar do mundo ficou livre da massificação desses lencinhos. Primeiro foi na Europa, depois nos outros países e, claro, no Brasil. Neste último inverno, perdi a conta de quantas pessoas vi usando o acessório. Cansou, mas passou rápido, pensei. Ledo engano. Essa semana olhando as vitrines, encontrei novas versões, em geral lisas do tal lenço e o GNT Fashion fez uma reportagem especial. Aiiiiiiiiiiiii... jura?

Confesso que tenho uma certa implicância com lenços e acessórios que ficam soltos pelo corpo. Mas o que mais me irrita é ver essa pasteurização, o uso indiscriminado por pessoas que não fazem a mais vaga idéia do significado daquilo (sim, os palestinos usam não porque acham bonitinhos) e compram simplesmente por "estar na moda". Não, não e não concordo!
Se você faz isso, pare neste minuto e vá ler um livro sobre Estilo pessoal (Chic, O Essencial). Depois reflita sobre a sua vida, o seu guarda-roupa e tente conhecer um pouco dos problemas do Oriente Médio de quebra também, afinal moda é cultura geral... Se mesmo assim, você chegar à conclusão de que os keffiehs são pra você, ótimo. Use sempre, ainda que ninguém mais aguente olhar pra eles. Se não é o caso, guarde correndo no fundo do armário e prometa que nunca mais vai pensar neles, nem se um legítimo lenço Balenciaga cair em suas mãos.

Bookmark and Share

3 comentários:

  1. Entendo o seu desespero sobre esses lenços que se multiplicaram... mas por outro lado, sou de uma família árabe e estou amando usa-los! E não queria de jeito nenhum ser julgada por isso!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ná, foi o que eu disse: se vc se identifca e combina com seu estilo, vai fundo!

    ResponderExcluir
  3. Mirela,
    Concordo plenamente com você.
    Inclusive fiz um post no meu blog pessoal em dezembro do ano passado sobre estes lenços,já prevendo essa massificação...
    Link:
    (http://blog.fernandaweber.com/index.php?s=kefiah&Submit=Buscar)
    O primeiro comentário sobre o post foi de uma amiga, ainda em dezembro. O próximo foi só em abril, quando começaram a se ligar nos lenços por aqui...Enfim fiquei passada com os comentários do povo. Sério, acho que fui até grossa com algumas pessoas (acredita que tinham comentários de pessoas querendo vender Kefiahs pelo meu blog?!?!). E outra, NINGUÉM comentou sobre o que eu disse sobre os significados destes lenços, e a minha idéia era discutir como acontecem a moda...como que transformamos, modificamos significados das coisas quando elas viram moda.
    Enfim, triste não conseguir conversar sobre isso de boa, trocando idéias. Acho que este é um dos motivos que o mundo da moda é tão mal visto por outras profissões! Nós, profissionais da moda parecemos vazios, sem argumentos e deslumbrados aos olhos dos outros justamente por essa idéia erronea de que pessoas envolvidas com moda são assim mesmo: deslumbradas e fashion-victims
    Hahahahha que desabafo né?!
    Mas é porque amo o que faço e fico triste em não conseguir defender a minha área!!

    Beijos!

    ResponderExcluir