terça-feira, 30 de março de 2010

Antes do Felizes para Sempre...


Os contos de fada não erram no “felizes para sempre” mas por ocultarem o que acontece antes do casamento do príncipe e da princesa... O processo do dia do noivado, ou de quando se decide casar, até a data da comemoração é uma daquelas fases da vida que ninguém te conta sobre e quando você se dá conta, precisa tomar uma série de decisões e-nor-mes...

É claro que eu era daquelas que sonhava com o dia do casamento, com a festa, com o vestido... Normal. Sempre gostei de ver noiva em porta de igreja e sabia que meu namorado ia ser meu marido. Para completar, fiquei noiva em Paris, então que se danem os clichês!!! Chegou a hora de abraçar a nova profissão...

Mas confesso que não tenho aquele espírito de organizadora de festas e demorei um pouco a me mexer para cuidar dos preparativos. Quando descobri que não tinha mais sábado pra casar em 2010 caiu a ficha da necessidade de planejar tudo com pelo menos um ano de antecedência. Depois da fase de negação inicial, umas Vogues Noiva e vários sites descobertos começaram a me atrair e agora me vejo com caderninhos, planilhas, pasta no Outlook para emails sobre o casamento e até horas especiais do dia só para cuidar dele.

É neste momento que se descobre que há realmente uma indústria do casamento. Não existe esta história de “casar está na moda”... Assim como uma Birkin, um tailleur Chanel e um scarpin preto, casar sempre vai estar na moda. Por outro lado, ainda paira um ar de contos de fadas quando se conta para as pessoas. Parece que você entrou num mundo mágico, virou princesa da Disney e vai realizar o mais belo e impossível dos sonhos. Realizar sonhos, aliás, é o termo de 9 entre 10 profissionais do casamento. Porém, como diz Gilles Lipovetsky em “Felicidade Paradoxal”, na verdade a gente consome os sonhos. Tudo é possível na sua cerimônia e festa, desde que haja capital para ser investido.

Filosofias à parte, enquanto faço contatos, arquivo imagens e agendo reuniões, vou aprendendo a curtir etapas e fico feliz, por exemplo, de conversar com amigas que já casaram e estão me dando boas dicas. Noivas adoram dicas. E todo mundo tem uma para dar. Impressionante... Eu também já tenho as minhas e vou postando de tempos em tempos aqui no blog. Para começar, uma série de sites úteis para colocar no Favoritos:

www.weddingchanel.com – site maravilhoso, com milhões de idéias pra tudo. Dá para criar um site seu dentro dele para fazer toda a organização, mas infelizmente funciona bem só pra quem mora nos EUA.
www.brides.com – o site da revista americana Brides. Muitas e muitas idéias.
www.bridalguide.com – site-guia com mais mil idéias
http://thebridesguide.marthastewartweddings.com/ - este é da revista Martha Stewart Weddings
http://www.dailycandy.com/all-cities/weddings/ - doses semanais de dicas divertidas
http://www.stylemepretty.com/ - ótimas inspirações 
www.guiadecasamento.com.br – bom para ver fornecedores locais 
www.guiamaiscasamento.com.br  - tudo para quem vai casar no Rio ou em São Paulo
http://www.casamentoecia.com.br – nos mesmos moldes dos anteriores
http://www.constancezahn.com/ - blog que virou o site mais chique sobre o assunto. Altamente inspirador. Adoro.
www.yeswedding.com.br - portal com muitas fotos e indicações de serviços (a maior parte em São Paulo)
www.noivasriodejaneiro.com.br/ - é a versão carioca do site e da revista que tem edições nas principais cidades brasileiras. É ótimo porque você já encontra profissionais pra sua cidade.
http://casarefacil.blogspot.com/ - blog da cerimonialista Emanuelle Missura. Um dos meus preferidos até agora.

Em breve coloco indicações de vestidos, serviços de foto e vídeo, doces, bolos, flores, decoração. A lista é longa...

Foto de Daniela Picoral, no site Yes Wedding

Bookmark and Share

Um comentário:

  1. Mirela, quando eu me casei, eu me apaixonei pelo site THEKNOT www.theknot.com.br ele é fantástico!! bjs

    ResponderExcluir