terça-feira, 30 de março de 2010

Vestidos de Noiva Históricos

Qualquer pessoa que vai casar pensa logo no vestido. Algumas meninas já sonham com seu modelo desde criancinhas. Eu pelo menos sonhava em ter um véu "de 17 metros" aos 3 anos de idade. Depois que virei gente grande meu maior sonho era casar vestindo Alexander McQueen. Nem preciso dizer como fiquei ainda mais triste com a morte dele, no mês passado. Anyway... tenho uma foto de um modelo dele guardado e o meu look vai sair dali...

Engraçado que a história do vestido de noiva tem detalhes pouco conhecidos. A tradição do branco começou no século XIX quando a rainha Vitória escolheu um modelo de cetim branco debruado de flores de laranjeira. A tendência logo se espalhou entre as nobres e mulheres de classe alta, no entanto, a maioria ainda preferia vestidos coloridos, que poderiam ser usados em outras ocasiões (uma cena do filme “A Época da Inocência”, de 1993, mostra a personagem de Wynona Ryder, May Archer, usando seu vestido numa ópera, na Nova York dos anos 1880).

O casamento da rainha Vitória

Somente na década de 20 que o vestido de noiva passou a ter a conotação que conhecemos hoje e o branco virou a cor padrão. Ironicamente, esse foi o período que as mulheres começaram a lutar por direitos iguais e a moda sofreu mudanças drásticas, mas a peça tornou-se símbolo da pureza e do ideal romântico do casamento. Até hoje, todos os convidados querem saber como a noiva está vestida e quem criou o seu modelo. Durante décadas, os desfiles de alta-costura terminavam com a noiva e eram sempre o ponto alto. O último grande momento foi quando Sharon Stone desfilou para Valentino em 1994.

O vestido de Elizabeth foi criado por Norman Hartnell 

Não é à toa que alguns vestidos de noiva tornaram-se referência para a moda de uma época. Se a rainha Vitória lançou uma tendência no século XIX, sua bisneta Elizabeth iniciou a competição pelo vestido mais bonito quando se casou com Phillip Mountbatten, em 1947, usando um modelo de Norman Hartnell, o costureiro oficial da corte inglesa. Quatro décadas depois, em 81, Lady Diana Spencer usou o vestido mais copiado da história em seu casamento com o príncipe Charles. As mangas bufantes e o véu quilométrico eram a cara dos anos 80 e inspiraram milhões de mulheres candidatas a viver um conto de fadas. Enquanto Diana e Charles mostraram ao mundo que contos de fada não existem, as mocinhas da década de 50 tiveram mais material para o seu sonho, afinal elas assistiram, em 56, à união de Grace Kelly (uma princesa hollywoodiana) com o príncipe Rainier de Mônaco. A atriz foi provavelmente a noiva mais bonita que se tem notícia e o seu vestido, a referência para os comportados anos 50.

Diana e o príncipe Charles logo após a cerimônia

Por essa foto dá para ter noção do tamanho do vestido criado por David e Elizabeth Emanuel

Grace Kelly: conto de fadas hollywoodiano


O vestido ícone dos anos 50 virou peça de museu

Alguns anos antes, em 53, do lado oposto do Atlântico, outro ícone de estilo casava-se com o futuro presidente do EUA. Jacqueline Bouvier Kennedy escolheu um vestido que deixava os ombros à mostra, de uma estilista pouco conhecida, chamada Anne Lowe. Para o seu segundo casamento, com Aristóteles Onassis, em 68, Jackie usou um Valentino, que à essa altura já era famoso e amigo da ex-primeira dama. Em 1996, sua nora, Carolyn Bessette, trouxe Narciso Rodriguez para o mapa da moda quando vestiu um de seus modelos minimalistas em seu casamento com John Kennedy Jr.

Jackie nos anos 50

E sua nora, Carolyn, nos anos 90

A parceria com designers famosos é sempre admirada e tornou-se a grande tendência dos anos 2000. Madonna usou Stella McCartney em seu casamento com Guy Ritchie e Katie Holmes foi vestida por Giorgio Armani para unir-se a Tom Cruise. Tops como Natalia Vodianova e Isabelli Fontana ganharam os vestidos de Tom Ford e Donatella Versace, respectivamente. Criados por anônimos ou famosos, o vestido de noiva vai ser sempre um clássico da moda, afinal representa um dos momentos-fashion mais importantes da vida de uma mulher.



Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário