terça-feira, 9 de novembro de 2010

Os Do e Dont’s do Casamento


 Depois de meses comprando revistas, navegando em sites, assistindo a vídeos e conversando com muita gente (afinal todo mundo tem seu conselho, idéia ou dica quando o assunto é casamento, né?) resolvi registrar a minha lista particular do que é bom e ruim num casamento.

Do
- Ser pontual. Os convidados podem atrasar mas a noiva e o cortejo não. É melhor fazer um plano do dia, dividido em horas e segui-lo à risca contando com imprevistos (trânsito, maquiagem e cabelo que levam mais tempo do que se imagina, fotos antes de começar a cerimônia etc) do que entrar em pânico na hora.
- Segurar o excesso de lágrimas. Veja um vídeo com a noiva aos prantos pra conferir o resultado nada bonito...
- Pedir para o celebrante não dar um sermão de horas. Palavras concisas e emocionantes valem muito mais, vão ficar na lembrança dos noivos e vão deixar todo mundo satisfeito.
- Noivo e noiva fazendo agradecimento público. Ok, hoje em dia ninguém mais quer fazer fila de cumprimentos ou ir de mesa em mesa pra falar com os convidados. Tem gente que ainda diz que isso é obrigatório. Mas é cada vez mais raro. Então, o melhor é pegar um microfone e agradecer a presença de todos. Depois, os convidados vão dar seus parabéns com calma e os noivos não ficam ansiosos para aproveitar a festa.
- Fazer uma seleção de músicas. Nada pior que um DJ que só toca músicas que o casal não curte. Desanima qualquer pista.
- Mandar cartões de agradecimento pelos presentes. Vale até email, mas não agradecer é muita falta de educação.

Don’t
- Noivas que se “transformam”. Carregar demais na maquiagem e colocar um mega aplique no cabelo não rola.
- Não controlar o excesso de narcisismo. Tudo bem que hoje em dia todo mundo quer ser celebridade, mas fazer um ensaio fotográfico dos noivos pré-casamento, um vídeo “save the date”, um outro do tipo “animado” para exibir na festa e depois um “trash the dresss” é demais e total vergonha alheia. Se dinheiro não é problema, faça um upgrade na lua de mel com passagem de primeira classe e hotel 5 estrelas, invista numa super decoração para a casa, compre uma televisão gigante, doe seu vestido, ou venda e dê o dinheiro para uma instituição... qualquer coisa menos superestimar esses momentos narcísicos. Acho lamentável.
- Madrinhas e mães de estampado! Veja vídeos e fotos para perceber como o estampado em longo não fica bem, agrega volume e acaba conferindo informalidade ao momento. Se a festa for ao ar livre, com jardins ao fundo, o look se confunde com as flores e plantas e já era. No dia-a-dia há tantas chances de se usar estampado, porque logo no casamento insistir nele?
- Madrinhas e mães carregando bolsinhas de mão ao entrar. Todo mundo fica meio sem graça nessa hora e não sabe como se posicionar, então as bolsinhas servem de “bengala” e acabam muito mais expostas do que deveriam. Peça para uma amiga ou a equipe do cerimonial segurá-las.
- Daminhas e pajens muito novinhos. Sim, eles são super fofos mas o risco de começarem a chorar ou saírem correndo quando olharem para aquele bando de gente é enorme. 4 anos é a idade mínima para evitar decepções.
- Beber até cair. Não há nada mais deselegante do que noivos (principalmente noivas) completamente bêbados na festa. De novo, há mil oportunidades de se encher a cara na vida, por que pagar mico logo no dia do casamento?
- Brindes em excesso: sandálias havaianas, água mineral, bem-casados, amêndoas e mais um monte de lembranças que vão pro lixo assim que os convidados pisarem em casa. Pense numa lembrança realmente útil para as pessoas e pronto. O resto é besteira e desperdício de dinheiro.
- Ficar hiper preocupada com a repercussão da festa. O importante é que os noivos saiam felizes e satisfeitos. O dia seguinte é para descansar, curtir a lua de mel e se desligar, nada de ficar ligando para Deus e o mundo para saber de cada detalhe. Sempre haverá um espírito de porco para reclamar, mas pensar nisso é absolutamente inútil.  


Bookmark and Share

2 comentários:

  1. Concordo com quase tudo, menos o agredecimento via microfone. Fica aquela coisa "são, são", meio churrascaria - rs. Pra mim, né? Pagens e daminhas eu só acho razoável se vc PRECISA incluir a criança no evento ou então é um ente mega querido. Do contrário, eu acho cafona e dispensável. Quanto à bosinha de mão e o vestido estampado das madrinhas, pode ficar tranquila - rs. :)

    ResponderExcluir
  2. Eu, particularmente, acho a fila dos cumprimentos algo super educado. Mas hj em dia é dificil ver algum casal fazendo isso, afinal é menos tempo de festa, né? O microfone acaba sendo a solução mais genérica mas logo depois do agradecimento ele precisa "sumir" pra não correr o risco de algum engraçadinho resolver fazer discurso...

    ResponderExcluir