terça-feira, 22 de março de 2011

Como se Vestir para um Casamento: Madrinhas e Padrinhos


 Receber um convite para ser madrinha de casamento é uma honra mas também uma responsabilidade. Além de ajudar a noiva nos preparativos, a madrinha deve se preocupar em transmitir a grandiosidade do evento através do seu look mas sem nunca ofuscar a noiva. Por isso, o primeiro passo é conversar com ela para saber que tipo de cerimônia está planejando e só depois começar a pensar no vestido.

Na hora da conversa é bom falar em:

Madrinhas


- Cor: é legal manter um diálogo com as outras madrinhas e mães dos noivos para não haver coincidência dos tons. Se a noiva quiser fazer como nos casamentos americanos, onde as bridemaids usam as mesmas nuances ela deve comunicar com antecedência. O mesmo vale se ela quiser vetar algumas cores. Importante: o preto obviamente está proibido, a não ser que a noiva libere, e cores berrantes como vermelho devem ser deixadas de lado (lembra da questão “ofuscar”?).



- Estampas: esta é a questão mais polêmica. Muita gente diz que não há problema em usar estampado no altar. Só que a estampa vai interagir com decoração da igreja (geralmente rebuscada) ou da casa de festas (se for em um jardim então...) + flashes e aí que mora o perigo. Tem noivas que não se importam, outras proíbem sumariamente, portanto converse antes. Em um casamento diurno, a estampa é bem mais possível de ser usada pois a luz natural favorece a interação de tudo que falei acima.


- Comprimento: não é proibido madrinha de curto – ele pode até funcionar bem numa cerimônia diurna ou mais intimista. A questão é quando umas estão de longo e outras estão de curto, ou seja, uma confusão danada. Se a noiva pediu longo, não tente fazê-la mudar de idéia. Ah! E longo é cobrindo os tornozelos pelo menos, não vale vestido no meio da canela!


- Casamento de dia: tons pastel, tecidos leves e fluidos, rendas brasileiras e até estampas delicadas funcionam muito bem.


- Casamento de noite: brilhos, tecidos mais encorpados e uma gama maior de cores são permitidos. Se a cerimônia for na igreja, cuidado com decotes e costas nuas em excesso.


Vale para todas: prefira deixar a bolsa com uma amiga ou alguém do cerimonial para que ela não seja sua “válvula de escape” da timidez e você a carregue de um jeito totalmente errado.

Padrinhos

O traje dos padrinhos é sempre mais fácil: terno ou meio-fraque, acompanhando o que o noivo for vestir. Muita gente opta pelo aluguel, principalmente do meio-fraque, então a dica é experimentar com calma e observar ombros, caimento do paletó, largura e bainha da calça para fazer os acertos necessários.

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário