quinta-feira, 3 de abril de 2008

Meninas, estou de volta!

Por Fernanda Weber

Neste último mês vi de tudo, desde "modernetes" que vivem em cidades gigantescas cheias de tecnologias até senhores que trabalham em fábricas de bolsas de fundo de quintal e que falsificavam marcas famosas. A China é um misto desdes dois mundos e está a todo vapor, parecendo um campo de obra gigante.

As mulheres de lá não se preocupam em ter seios grandes ou em serem magras. A grande preocupação estética delas é terem o rosto absolutamente branco. Todas as marcas de cosméticos que conhecemos têm cremes especiais para as orientais, e na tv a quantidade de propagandas destes cremes clareadores de pele é assutadora. Na China, as mulheres também não usam decote como nós, mas o tamanho da saia/short é sempre minúsculo. Percebi que o sonho de muitas adolescentes chinesas é ter a "dobrinha" que nós ocidentais temos nos olhos, e elas procuram cirurgiões para fazer isto....As diferenças culturais são muitas e isto acaba refletindo na moda em geral, nas preferências de roupas, acessórios, comportamentos etc.

Enfim, aos poucos vou passando minhas percepções sobre a China, a moda na China, mercado de moda, fábricas e tudo que vi e vivi por lá.



* Foto: mercado de tecidos e metais em uma cidade perto de Guangzhou. (Sim, é deste jeito. Zeeeero Glamour haha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário