quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Mini-guia de Paris

Finalmente consegui parar e organizar meus endereços de Paris! Aí vai o meu guia particular de endereços imperdíveis e passeios fundamentais na capital francesa:

Para começar, que tal alugar um apartamento e sentir-se um autêntico parisiense? O site www.apartmentparis.fr/ tem imóveis em praticamente todos os arrondissements, com capacidade para hospedar de 1 a mais de 10 pessoas. Eles ainda oferecem serviços de shuttle para transportar passageiros do aeroporto ou estações de trem até o apartamento, além de limpeza da casa e internet gratuita. Prático e confortável!


Exposições imperdíveis: atualmente a do Patrick Demarchelier no Petit Palais e a partir de 20 de novembro, a de Sonia Rykiel, que comemora 40 anos de carreira, no Musée de la Mode e du Textile. Vale a pena checar a programação do Musée Galliera e da Fondation Pierre Bergé-Yves Saint Laurent, sempre com exposições temporárias.

Para lembrar a infância: o Musée de la Poupée é uma viagem ao mundo das bonecas. E para passar a tarde de bobeira, nada melhor que o Musée Rodin e seus jardins maravilhosos.

Restaurantes: todo mundo que vai a Paris tem os seus favoritos, o que não é nada difícil... Mas no quesito "bom e barato" elejo 2: o Chez Clément, que tem várias filiais espalhadas pela cidade, ótima comida, bom preço e garçons simpáticos. Cada um tem uma decoração diferente e original. Fui no da Av. Wagran e no de St. Michel. Para ver o endereço de todos, acesse www.chezclements.com/. Outro delicioso é a St. Regis Brasserie, na Ille de St. Louis. Fica pertinho do sorvete Berthillon e é aquele típico restaurante francês.



Passeios memoráveis: andar a pé em Paris é a melhor coisa da vida, apesar do metrô também ser fundamental para encurtar certas distâncias. Os meus preferidos são:
1- Ille de St.Louis: bucólica e ao mesmo tempo chique, suas ruas calmas, beirando o Sena, merecem ser exploradas com calma.
2- Faubourg Saint Honoré: começando pela Colette e seguindo em direção à Madeleine. Prada, Miu Miu, Lanvin, Chloé, Gucci e mais todas as grifes que importam. Esse é óbvio!
3- Av. Montaigne: la créme de lá créme, mais conhecido como "o caminho da felicidade". Passe em frente ao Plaza Athenée, vá até o fim da rua, vire à direita na Av. George V, passeie mais um pouco e sonhe com muito luxo...


4- Marrais: ande pela Rue des Francs-Bourgeois e descubra lojas super descoladas. No final, está a Place de Vosges. Se tiver tempo, pare no Musée Carnavalet, que conta a história de Paris.
5- Rio Sena: um passeio em suas margens, em qualquer altura é sempre tudoooooooooo!


Lojas de departamentos: sem dúvida, a Galeries Lafayette é a mais famosa, mas está sempre entupida de turistas, por isso, vá direto na Printemps ou atravesse o Sena em direção ao Le Bon Marché. Nessas lojas você encontra as grifes mais famosas do mundo além de diversos produtos - de souvenirs à comida, passando por brinquedos e papelaria. Porém, se você é adepto de uma moda mais streetwear, nem pense duas vezes: corra para a Citadium. São vários andares de roupas, acessórios, livros, música e tudo que envolve a cultura das ruas.

Bem, é basicamente isso!
Bookmark and Share

Um comentário:

  1. amei. vou a paris em dezembro e vou me lembrar de ler mais vezes esse artigo

    ResponderExcluir