segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Liberdade Editorial. Isso Existe?



O Fashion Rio já acabou mas um assunto não sai da minha cabeça: a crítica do desfile da Espaço Fashion no portal FFW. Como vocês devem saber, a Erika Palomino agora é editora do portal oficial da Luminosidade, que engloba as principais semanas de moda brasileiras (Fashion Rio, SPFW e Rio Summer) e em carta exposta no seu ex-site (que vai virar blog) ela diz que só aceitou a posição pela garantia de ter liberdade para dar sua opinião real nos textos. E ela e sua equipe fizeram isso mesmo. Várias críticas dos desfiles do Fashion Rio não foram muito positivas e apontaram falhas e caminhos para coleções melhores.

Só que uma delas, a da Espaço Fashion, causou polêmica. A marca carioca escorregou feio nessa coleção e foi duramente criticada por vários veículos importantes. A matéria escrita por André Rodrigues no FFW seguiu a mesma linha e não poupou palavras quando foi publicada na noite do dia 12/01. Curiosamente, na tarde do dia seguinte, descobri que a crítica tinha sido tirada do ar e havia apenas comentários de leitores (perguntando pela matéria “sumida” em sua maioria) e as imagens do desfile. Bem, não foi muito difícil ligar os pontos e perceber o que tinha acontecido: dois dias antes do desfile, a Espaço Fashion anunciou uma parceria com a C&A, uma das patrocinadoras do Fashion Rio e SPFW, além de ser anunciante do FFW. À noite, a crítica do desfile tinha retornado ao portal, porém menos agressiva, ou seja, com algumas modificações. Os comentários foram retirados do ar.

O que me chama atenção neste episódio não é a coleção da Espaço Fashion. Esses tropeços fazem parte do jogo e uma crítica ruim não significa o fracasso de vendas, até porque, segundo informações do mercado, a coleção de primavera/verão 2010 da grife, muito elogiada pela imprensa, não foi bem recebida nas lojas e a empresa teve que adiantar o lançamento do alto-verão.

O que me preocupa mesmo é até onde vai a dita “liberdade de imprensa”. Depois desse episódio, lembrei muito de uma entrevista com a Venetia Scott, stylist do Marc Jacobs e ex-mulher do fotógrafo Juergen Teller, publicada recentemente na revista Ponystep. Ela fala abertamente sobre como produzir editoriais é algo cada vez mais ligado à publicidade das revistas, ou seja, em troca de anúncios é preciso “eleger” peças dessa ou daquela marca para figurarem nos editoriais. Resumindo: a tal “liberdade” vai até a hora que o dinheiro fala mais alto. Isso é novidade? Claro que não. E também é claro que uma das maiores razões do sucesso de blogs é que, na maioria das vezes, o leitor ainda encontra neles informações isentas de segundas intenções. Quem perde com tudo isso não são as grandes empresas, mas a mídia que já anda confusa e perdida com a migração dos leitores para a internet e o crescimento assustador de blogs sobre todo tipo de assunto. Sem transparência então a situação só tende a piorar.


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