terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Guerra aos Blogs de Moda?





Uma matéria do jornal inglês Independent  de hoje coloca lenha na fogueira sobre a relação entre os blogueiros e os editores de moda. Se já não bastasse a mídia tradicional estar em apuros, nas últimas temporadas blogueiros foram sentados em primeiras filas de desfiles importantes, ganharam um monte de brindes das grifes e fizeram mais sucesso que algumas coleções!

Uma das alegações para a evidência deles é que viraram a voz independente sobre a indústria, já que muitos veículos não criticam pois dependem da publicidade das marcas. Porém, a partir do momento que eles ganham tratamento vip destas mesmas marcas a independência fica comprometida, não?

Então vamos aos fatos:
1)   -  Blogueiros na primeira fila é um modismo. Eles são as novas celebridades, ainda mais quando têm imagens exóticas (a Tavi é quase um elfo, não?). Acredito que em algumas temporadas apenas aqueles que são realmente profissionais no que fazem vão garantir o lugar.

2)    -  A moda faz parte da indústria do entretenimento e 90% das pessoas que procuram notícias sobre o assunto querem informações leves e diretas, ou seja, qual a peça-tendência, a modelo que desfilou melhor, o sapato hit etc. E isso, com raras exceções, é especialidade dos blogs.

3)    -  Acho que o que está em jogo aqui é o profissionalismo. Fazer uma crítica séria sobre um desfile não é fácil e críticos não nascem da noite pro dia. Quem quer ler um comentário profissional dificilmente vai abrir mão das matérias de uma Cathy Horyn (NY Times), Suzy Menkes (International Herald Tribune) ou Sarah Mower (style.com). O problema é que a maioria dos ditos interessados em moda nem sabe quem elas são...

4)     - Resumindo...é preciso separar o joio do trigo. Blogueiros de moda estão na moda mas podem muito bem estar sendo manipulados por estratégias de marketing de grandes grifes. Quem quer diversão e informação leve, vai fundo. Agora para quem está buscando conteúdo e cultura de moda, aconselho dar uma olhada no material dos nomes citados acima. Depois me contem suas impressões!

Obs1: em minha defesa, este blog foi criado (e ressuscitado depois de quase um ano) como complemento ao meu trabalho no site Modalogia com o objetivo de escrever livremente sobre assuntos que nem sempre cabem lá.
Obs2: quem não ficaria irritado de ter a visão bloqueada por um laço enorme? Pelo amor de Deus, a editora da Grazia tinha toda a razão ao publicar aquela foto “denunciando” a Tavi.

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário